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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Relatório Projeto Integrador Primeiro - Alternativo

RELATÓRIO PROJETO INTEGRADOR - Primeiro Alternativo

Ao dar inicio ao curso superior em direito, diversas são as dúvidas trazidas pelo ingressante. O projeto integrador possui a finalidade de destacar os principais questionamentos, trazendo a realidade ao acadêmico e propondo, através de discussão e teorização, a resolução e entendimento de problemas sociais. Buscando entender o motivo que levou a escolha do curso superior em Direito podemos afirmar que a escolha se da pela possibilidade de realizar concursos públicos, no ideal de estabilidade financeira. O concurso também é procurado pela possibilidade de oferecer uma melhor condição de vida, garantia de renda, mais opções de trabalho e reconhecimentos profissionais. Como outras respostas apareceram “satisfação pessoal, ganhar dinheiro e contribuição com a justiça”.  De fato, a satisfação pessoal referida por 50% dos entrevistados deixa margem para discussão, considerando que o Direito ainda representa um status social.
Na mesma perspectiva, observou-se quais dificuldades que os alunos estão encontrando no curso de Direito. De forma majoritária, afirmaram em associar as diversas normas e conteúdos com os casos trabalhados em aula, a adaptação com a linguagem utilizada e dificuldade em assimilar os termos técnicos e desenvolvê-los junto aos conteúdos das disciplinas. Outros alunos relataram que são a indisponibilidade de tempo e custos com os livros e os materiais. Nas palavras do entrevistado: “as maiores dificuldades resumem-se nos conteúdos ministrados em aula de certa forma um pouco avançado, para mim, como aluno do 1° período e também”.
            Quanto as percepções iniciais dos alunos relação a IES e ao Curso, a maioria afirma que tanto o curso quanto a instituição são de excelente qualidade, pois o curso propicia um aprendizado e multidisciplinar ao trabalhar diversos ramos do direito. A instituição, por sua vez, proporciona um método de ensino que facilita a aplicação desses conhecimentos e que serve como ferramenta para a resolução de problemas cotidianos, a partir de leituras constantes, para assim desenvolver o potencial cognitivo dos alunos a fim de que esses apresentem um bom desempenho profissional. Percebe-se, também, pela visão dos alunos,  que o curso de Direito na Faculdade Ages é dotado de bons professores que possuem um nível intelectual avançado, e que facilitam a valorização do curso e da instituição, que também dispõe um acolhimento significativo, inclusive por parte dos seus funcionários que estão sempre dispostos a tirar nossas dúvidas. Alguns referiram que a instituição deixa a desejar em alguns setores, como a biblioteca e reprodução gráfica.
A respeito do que esperam conseguir no curso de Direito, a maioria afirma que se trata do conhecimento das leis, para que possam interpretá-la, diante da atual conjuntura de nosso país, como também da utilização dos conhecimentos técnicos jurídicos. Foi citato também que alguns desses alunos possuem um desejo de se aperfeiçoarem principalmente no âmbito do Direito Penal. Comprovando o primeiro questionamento, constatamos que apernas um referiu esperar conseguir “conhecimento para saber interpretar as leis e poder ajudar os mais necessitados”,  o que justifica a resposta inicial de, em primeiro momento a maioria esta preocupada com estabilidade econômica deixando ideais em segundo plano. Ponto significativo foi perceber que a grande maioria associa Direito a Lei quando afirmam que seu objetivo é “interpretação das leis e a utilização dos conhecimentos técnicos jurídicos adquiridos para obter êxito na minha área de atuação”.  Conclui-se que maioria associa conhecer e interpretar leis como sucesso para profissão e concursos;
Questionado a respeito do “Papel que o profissional e o próprio direito devam ter na sociedade”, a grande maioria respondeu que esse papel deve exercer no momento da aplicação das leis na sociedade, para assim, sejam efetivadas as principais garantias da população e haja uma harmonização da conduta humana. Novamente referencia a Lei.
Outra abordagem também apresentada no momento das entrevistas se trata de saber se “Durante a história, ocorreu mudanças no Direito? E por quê?”, absolutamente todos responderam que sim, visto que a sociedade está passando sempre por constantes modificações, o Direito possui papel fundamental na regulamentação da vida em sociedade, logo ele deve se adaptar para que possa acompanhar essas modificações sociais. E como cita um dos acadêmicos, “O direito impulsiona mudanças na legislação que devem acompanhar os anseios e transformações da sociedade com o passar do tempo. Os direitos conquistados pelas mulheres, negros, homossexuais e demais minorias são exemplos claros desse processo”.
Aprofundando o entendimento sobre a sociedade o papel do direito, obtivemos diversas respostas, dentre elas, destaca-se o problema da corrupção em nossa sociedade, e o direito possui papel fundamental na investigação e punição dos envolvidos nos seus escândalos, como também a criação de leis para proteção dos mais necessitados, e ainda os crimes cometidos pelos menores, através da criação de leis que punem mais severamente tanto os maiores como os menores.
Por fim, foi sugerida para os ingressantes resumirem o que é Direito, a maioria afirma Direito como conjunto de normas que regulam a vida em sociedade, como também estabelece princípios, foi ressaltada também pelos acadêmicos que o direito é a ferramenta que proporciona a resolução de conflitos e ajuda a manter de forma organizada uma sociedade e ainda proporciona a ordenação da conduta humana.
Mesmo diante da grande quantidade de notícias relatadas sobre o aumento da violência em nosso país, foi questionado se os acadêmicos acreditam na justiça, absolutamente todos responderam que sim, por acreditar que a justiça é peça chave para viver em uma sociedade harmônica, como também um meio extremamente necessário para regular a vida em sociedade, e ainda como forma de trazer segurança para todos os cidadãos, e ao mesmo tempo, ela impõe limites às pessoas que pensam em cometer atos ilícitos, mas quando se deparam com a justiça, e suas punições, acabam não os cometendo. Porém foi destacado também o fato da justiça em alguns pontos deixar a desejar, frente aos escândalos de corrupção e aos crimes de bagatela, por isso faz necessário um maior comprometimento ético dos legisladores para que de fato prevaleça a garantia constitucional de que todos são iguais perante a lei e também por parte dos funcionários do judiciário para que assegurem o rígido cumprimento da legislação. 
  Podemos perceber que a maioria dos acadêmicos iniciantes no curso de Direito são jovens, com idade entre 17 e 21 anos, como também muitos moram em cidades distantes da qual estudam, e isso mostra um grande despertar prematuro dos mesmos, ou seja, os jovens já sabem desde cedo o que querem e pretende para sua vida profissional. Mas ao mesmo tempo, existem no grupo de entrevistados, acadêmicos com idade mais avançada quanto à maioria, o que mostra também a variância no público iniciante do curso. Vale ressaltar que apenas uma pessoa do grupo de entrevistados não possuem bolsa ou financiamento, o que não diferencia em sua maneira de pensar.
Impossível, ao menos no primeiro período a desvinculação entre Lei e Direito, questionou-se o papel da lei no Direito, e se Existe diferença. Foram apresentados muitos pareceres, mas todos com o mesmo objetivo, de mostrar que a lei ajuda a estabelecer e garantir os direitos das pessoas. Com efeito, o direito é norteado pelo conjunto de leis, mecanismo utilizado para garantir que as pessoas terão seus direitos preservados, logo, foi criada para que o direito seja efetivado, pois não existe direito sem leis, uma vez que estas é que possibilitam a disciplina das diversas dimensões de nossas vidas, como também para demostrar que perante a lei não existe diferenças, todos somos jugados da mesma forma, ainda que existam falhas. Outro parecer apresentado é que existe o direito, é a ordenação da conduta humana e as leis, que fazem parte dele de forma a garantir sua aplicabilidade. Por fim, o direito para que possa ser exercido, tem que seguir caminhos dos quais o faça ser justo para com o cidadão e a sociedade.

Aproveitando parta observar a opinião sobre um tema especifico e atual do direito, questionou-se sobre a lei da palmada, é interessante destacar que alguns entrevistados não possuem conhecimento em relação a essa lei, porém os que possuem conhecimento ficam divididos, de um lado os a favor por defenderem que castigo físico não educa e sim constrange sendo a conversa sim a solução, isso porque algumas crianças estavam sendo espancadas pelos pais, e essa lei veio para regular esses atos. Já do outro lado defendem que seja uma lei desnecessária, por acreditar ser direito e dever dos pais educar seus filhos enquanto crianças e isso retirou sua autoridade.

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